Antes de falar como criar uma conta empresarial no Instagram, vamos a um breve histórico dessa rede social, usada por milhões de pessoas e empresas em todo o mundo. O Instagram foi criado por Mike Krieger e Kevin Systrom em Outubro de 2010, com o objetivo de tirar fotos com o celular, aplicar alguns efeitos na imagem e compartilhar com seus amigos.

Foi considerado o “aplicativo do ano” de 2011, pela Apple, sendo comprado pelo Facebook em Abril de 2012 por aproximadamente 1 bilhão de dólares. 

Desde o seu lançamento o app já recebeu várias atualizações, com novos filtros, possibilidade de enviar vídeos curtos e mais recentemente uma função similar ao instagram que foi batizada de “instagram stories”.

Em 15/08/2016 foi liberado o tão esperado perfil ou conta empresarial no Instagram. Com o Business Tools, o kit de ferramentas corporativas passa a ter algo como um instagram analytics, com dados das publicações como alcance, cliques e impressões.

Agora donos de marcas e lojas podem ter dados sobre o seu perfil diretamente no aplicativo. O novo recurso pode ser usado por empresas de qualquer tamanho, sem pré-requisitos complexos, basta apenas ter pelo menos 100 seguidores no Instagram.  Mas essa troca não ocorre de forma automática. Para usar a conta empresarial no Instagram é necessário já ter uma página da empresa no Facebook, já que esta é pedida no momento do cadastro.

Para solicitar uma conta empresarial no Instagram, é preciso ir ao menu de configurações do perfil atual da sua empresa no Instagram, clicar no ícone referente ao perfil empresarial e preencher os formulários necessários.

O vídeo abaixo (em inglês) explica todo o processo:

Segundo o Instagram, apenas empresas devem usar os perfis comerciais, excluindo pessoas físicas como celebridades, blogueiros e demais influenciadores.

Os donos de páginas poderão usar sua conta de anúncios do Facebook para promover posts no Instagram, e usar as permissões existentes da página da rede social para permitir que outros membros da mesma empresa também possam gerenciar a conta empresarial no Instagram.

Benefícios da conta empresarial

Além da organização e da confiança, os clientes, seguidores e demais interessados podem se conectar mais facilmente com a empresa. As contas empresariais fornecem informações adicionais como número de telefone, endereço de e-mail e endereço físico da empresa. É necessário incluir pelo menos uma opção, desta forma, a conta passa a mostrar o botão “contato”, que quando clicado apresenta opções como: obter itinerário, telefonar, enviar e-mail… dependendo do que estiver sido preenchido anteriormente pela empresa.

conta empresarial no instagram

Posts Promovidos

Agora com as contas empresariais, qualquer empresa pode promover posts na rede social. Para isso, o dono da conta precisa ser um administrador na página do Facebook conectada à conta do Instagram. Basta clicar, abaixo do post, no botão promover. Em seguida, preencha todos os detalhes, definindo Público (quem deseja alcançar), Orçamento (quanto deseja gastar) e Duração (por quanto tempo você quer impulsionar sua publicação) e destacar o post no feed do app.

Feito isso, o conteúdo será revisado pelo Instagram. Esse processo pode demorar, e o post só será impulsionado depois de ser revisado e aprovado. O recurso deve chegar mais tarde, ao longo dos próximos meses, para contas de empresas e negócios.

 

A ideia do Instagram é que com os novos recursos, os donos de estabelecimentos possam entender melhor quem é a sua base de seguidores e também alcançar pessoas que ainda não seguem a conta da empresa.

E você, já fez a sua conta empresarial no Instagram? Se tiver dificuldades, entre em contato com a OUSE Lab!

Sobre o autor

Simone Povoas

Simone Povoas